Teses

Esta pesquisa tem relação com a temporalidade e singularidade do objeto de estudo, que se sustenta em dados históricos revelados através de relíquias e testemunhos, constituindo as fontes de uma história extraída do arquivo privado pessoal de José Simeão Leal, visto em toda a sua dimensão. Dentre as inúmeras fontes primárias que compõem o arquivo, encontram-se duas mil e sete cartas trocadas entre José Simeão Leal e seus correspondentes em especial os literatos de sua época (1929 a 1996); as dedicatórias manuscritas, contidas nos livros de seu gabinete; os Cadernos de Cultura, exemplos de sua produção editorial; A pesquisa dá ênfase à produção editorial, correspondência entre literatos, amigos e familiares, à produção plástica, acompanhada das críticas produzidas na imprensa jornalística, e outros documentos que descrevem a arte do seu fazer. Constrói-se a trajetória de José Simeão Leal, sua história e contribuição à cultura brasileira, tomando como arcabouço teóricometodológico os fundamentos das práticas de si , de legitimação, de documentação, de permanência, de acessibilidade, de irrupções momentâneas, cristalizadas num gesto de leitura e escrita. Busca-se revelar a escrita de si , estabelecendo uma rede de significados, de descobertas, e construção de sua autobiografia fundamentada em seu arquivo privado pessoal. O exame de todo esse acervo permite afirmar que José Simeão Leal desenvolveu um trabalho decisivo para a história e à cultura brasileira, e neste ato imprimiu sua autoimagem de intelectual, reescrita neste estudo na forma de um ensaio biográfico.
José Simeão Leal Escrita de Si Trajetória autobiográfica Arquivos pessoais Arquivos literários José Simeão Leal Self-writing Autobiographical Route Personal Archives Literary Archives

Tal como a fotografia, o objeto arquivistico e dotado de singularidade e registra as influencias do tempo sob a forma de acontecimentos. Por sua natureza indexical, a fotografia ocupa um papel cultural de testemunha, o que contribui para torna-la um objeto, por essencia, arquivistico. Neste trabalho, analisamos a dimensao educacional do paraibano Afonso Pereira da Silva. Para isso elaboramos sua fotoautobiografia, com base nas fotografias e nos albuns constantes em seu arquivo privado pessoal, com foco em sua acao de educador fundador da UFPB. Analisamos as informacoes imageticas do seu acervo fotografico para descrever os icones, os indices e os simbolos figurados nas imagens e produzir a fotoautobiografia a partir das informacoes historico-sociais e potenciais contidas nas fotografias. Partimos da hipotese de que a fotoautobiografia e uma fonte de informacao memorialistica. Nesse sentido, a Ciencia da Informacao se faz presente por perceber a fotografia como um documento, fonte de informacao potencial capaz de produzir memoria. Assim, elegemos a escrita de si, nao so por apresentar cunho qualitativo, mas tambem por ser uma pratica que envolve autobiografias. Essas praticas de producao de si nos levam a entender um conjunto de acoes que foram elaboradas pouco a pouco por Afonso Pereira da Silva, desde as mais diretamente ligadas as autobiografias ate a da constituicao de uma memoria de si, realizada com o apanhado de objetos materiais. Partindo de uma leitura de seus feitos, colocamo-los em dialogo com sua propria trajetoria de educador, que compoe o acervo do centro de memoria.
Afonso Pereira da Silva, 1917-2008 Fotoautobiografia Ciência da Informação Memória Arquivos pessoais

O cordel é um tema inexplorado no âmbito das teses produzidas junto à Pós-Graduação em Ciência da Informação no Brasil. Dos 17 (dezessete) programas identificados pela Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (2014) e, correlacionados com os dados obtidos na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, há um campo potencial para pesquisas que tratem desse gênero literário no contexto da área. Isso possibilita ao pesquisador uma pluralidade de análises que podem ser realizadas. Nessa direção, há mais de uma década trabalhando nesse universo, principiado em 2006 pelo gerenciamento da Biblioteca de Obras Raras Átila Almeida, um dos temas que ganhou destaque nesse espectro foi o relativo à autoria, principalmente, no tocante à disponibilização do conteúdo digital na base desenvolvida no âmbito dessa Biblioteca. Debruçando-se sobre o cordel, fenômeno literário nordestino ressignificado, percebeu-se uma complexidade descritiva e, no tocante ao produtor intelectual, controvérsias em função do papel do proprietário e autor-proprietário. Pesquisar acerca dessa distinção entre autor e proprietário de modo diacrônico envolve a percepção dos cordelistas quanto aos mecanismos que envolve a propriedade intelectual e sua esfera legalista na atualidade. Problematiza-se: como se caracterizam e se efetivam as práticas autorais do cordel no contexto da propriedade intelectual? Assim, o objetivo geral deste estudo é analisar as práticas autorais do cordel no contexto da propriedade intelectual. Nessa direção, a tese repousa na comprovação da seguinte assertiva: a autoria no cordel se caracteriza em três perspectivas - o ineditismo, o plágio e a intertextualidade, quando o documento perpassa o processo de ressignificação autoral. Essa pesquisa envolve uma perspectiva da multiplicidade de sentidos, ancorando-se na hermenêutica enquanto mecanismo de interpretação, incluindo o sujeito no seu universo simbólico, cultural e processual. De abordagem quanti-qualitativa, a pesquisa assume características documental, bibliográfica e descritiva, utilizando-se dos seguintes instrumentos de coleta de dados: (a) entrevistas com cordelistas e personalidades relacionadas, (b) 1.044 cordéis digitalizados oriundos do acervo da Biblioteca de Obras Raras Átila Almeida e (c) lista com 13.296 títulos de folhetos da citada biblioteca. Comprova-se nas esferas sociais, culturais e comerciais a demarcação das complexas relações que envolvem o cordel nos campos das práticas autorais e do direito da propriedade intelectual.
Folheto de cordel - Ciência da Informação Direito autoral Propriedade intelectual Representação da informação Biblioteca de Obras Raras Átila Almeida Cordel Pamphlet – Information Science Copyright Intellectual Property Representation of the Information Library of Rare Artworks Átila Almeida Literatura de Cordel

A Novena de Nossa Senhora do Carmo de João Pessoa é considerada um marco na história da música religiosa na Paraíba, pela sua orquestração e origem bilíngue em português e latim, e que permanece sendo executada anualmente por iniciativa de devotos e da Ordem Terceira do Carmo. Tendo parte de suas melodias plagiadas ou aproveitadas em outras novenas, até o presente momento não existe nenhum estudo detalhado sobre sua autoria, história e suas cópias manuscritas. Portanto, o objetivo desta pesquisa foi estudar os diversos níveis de relação entre esta novena e José da Silva Coutinho no contexto sociocultural das práticas religiosas musicais em João Pessoa no século XX. Esta é uma investigação musicológica interdisciplinar, de caráter qualitativo, que se utiliza de métodos da ciência da informação, da história e dos estudos da recepção aplicados à música. Como procedimentos, foram utilizadas a pesquisa bibliográfica e arquivística, com documentação proveniente de instituições relevantes à Arquidiocese da Paraíba, à Ordem Carmelitana e acervos musicais diversos. Através da crítica de fontes e da análise paleográfica, pode-se constatar as modificações que ocorreram com o passar do tempo, tornaram as fontes musicais testemunhos da recepção da prática religiosa e musical. Através de fontes documentais e entrevistas, foi possível obter informações não encontradas na bibliografia, proporcionando um estudo da atribuição da novena à José da Silva Coutinho. Com a união dos métodos da crítica musical e dos estudos da recepção aplicados à música, realizou-se a edição crítica de duas versões da novena, sendo uma relativa à 1ª versão das fontes localizadas e outra da 3ª versão, relativa às fontes musicais utilizadas na atualidade durante o novenário. Por fim, consideramos que esta Novena de Nossa Senhora do Carmo é um marco religioso e musical, pois mantém viva até o século XXI, tradições de orações carmelitanas atualmente em desuso na própria Igreja Católica.
Musicologia;Novena;João Pessoa (Paraiba) x música religiosa;Memória Cultural;Coutinho, José da Silva x práticas religiosas

A memória é a base para a construção da vida, da consciência do indivíduo e, portanto, dos grupos sociais, iniciando-se pela formação da própria sociedade. É através dela que ocorrem os mais variados registros nos processos de identificações dos sujeitos com o espaço em que se inserem e as consequentes relações que se vêm estabelecer a partir dessa identificação. A presente pesquisa buscou refletir sobre as informações extraídas de um conjunto de crônicas, compreendendo-as como documento capaz de fazer emergir a memória das cidades. Nesse contexto analisamos um corpus formado por crônicas produzidas por Gonzaga Rodrigues, que versam sobre a cidade João Pessoa, Paraíba. Ao tornarmos conhecidas as memórias intrínsecas nas crônicas, como produção intelectual do escritor paraibano Gonzaga Rodrigues, mais profundamente, consideramos a ação social do discurso recaindo sobre a sociedade. O objetivo principal foi analisar a produção intelectual de Gonzaga Rodrigues, mais especificamente, a crônica como documento memorialístico e fonte de informação capaz de ressignificar a memória da cidade João Pessoa, auxiliando na construção e no fortalecimento das identidades local. Entende-se que as crônicas produzidas pelo cronista têm a função, originalmente, de ser suporte de informação, mas acaba assumindo essa atribuição de acordo com a situação e uso. Para além do debate entre a cidade e a crônica, o que interessa reter aqui, de modo particular, é o fato de que a crônica pode ser considerada um artefato de informação. A base teórica selecionada sustenta a suposição de que as representações que o cronista paraibano elabora, acerca dele próprio e de suas ações, estão contidas em suas práticas cotidianas. O corpus analisado foi formado por nove crônicas, produzidas por Gonzaga Rodrigues e publicadas em duas obras: “Filipéia e outras saudades” e “Café Alvear: ponto de encontro perdido”. A abordagem metodológica adotada é de natureza exploratório-descritiva e delineada por um estudo documental. Utilizou-se na metodologia o modelo de Análise Indiciário baseado na formulação do chamado paradigma indiciário, o que assegurou explicitar, de forma mais completa, a relação com o objeto de estudo. Apresentam-se algumas inferências sobre a crônica e o seu modo de funcionamento, sustentando a convicção de que a crônica é arte literária, embora caminhe num território precário e movediço, e o cronista é aquele capaz de construir uma existência além do cotidiano, revelando-se como fonte de informação e memória. Articulando reflexões teóricas sobre as relações memória e identidade, sobretudo a consideração da identidade como evidência histórica, a discussão gira em torno da constituição de uma memória social com fins de identificação e legitimação das informações da crônica que, em seu viés memorialístico, carrega informação capaz de fortalecer os aspectos identitários da cidade: suas ruas, pessoas, lugares. À medida que o cronista publica as memórias sobre a cidade, potencializa os aspectos identitários, haja vista que a memória é o elemento fundamental para a construção identitária.
Ciência da Informação Memória social Memória da cidade Crônicas Gonzaga Rodrigues Information Science Social memory Memory of the city Chronicles Science de l'information Mémoire sociale Mémoire de la ville Chroniques